12 de jan. de 2015

Marta Suplicy: Ou o PT muda, ou acaba





Em entrevista ao jornal o Estado de São Paulo, a senadora Marta Suplicy critica Dilma, ataca colegas e afirma "ou o PT muda, ou acaba". Marta não afirmou explicitamente mas, deixou evidente que está a um passo de sair do PT. Articuladora assumida do "Volta, Lula" em 2014, ela também deixou claro que o próprio ex presidente, em alguns momentos, autorizou os movimentos nesse sentido. Quanto ao governo Dilma, ela disse que os desafios são gigantescos e que se ela não respeitar a independência da equipe econômica, vai ser desastroso para o Brasil.

A declaração mais raivosa foi contra o Chefe da Casa Civil, Aluízio Mercadante que ela julga "inimigo do Lula" e "candidatíssimo" a presidente em 2018, mas que irá ter contra si, a arrogância e o autoritarismo. Trechos da entrevista:

Acredita que o Lula queria ser candidato (em 2014)?

MS- Ele é um grande estadista mas não quis enfrentar a Dilma. Pode ser da personalidade dele não ir para o enfrentamento direto, ou porque achou que geraria uma tal disputa que os dois iriam perder.

E quando o Lula encerrou de vez o assunto?

MS- Foi quando ele disse: "Marta, acabou".  Vamos trabalhar para Dilma e pronto. Você vai enfiar a camisa e trabalhar de novo".

E a senhora, nunca pensou em ser candidata? 

MS- A quê?

A presidente...

MS- Pensei sim. Quando era neófita, tinha clareza que poderia ser presidente. Depois, isso caiu por terra, até que um dia o Lula, no avião dele, quando era presidente, me disse: "Minha sucessora vai ser uma mulher". E pensei que poderia ser eu , a Marina (Silva)ou Dilma. Logo vi aquela história de "Mãe do PAC" e que era a Dilma. Pensei: "O que faço?" Bom, ou ficava contra e não fazia coisa nenhuma ou ajudava. Mais uma vez, decidi ajudar.

Como vê o governo Dilma?

MS- Os desafios agora são gigantesco, porque não engendraram as ações necessárias quando se percebeu o fracasso da política econômica liderada por ela. Em 2013 , esse fracasso era mais do que evidente. Era preciso mudar a equipe econômica e o rumo da economia, e sabe por que ela não mudou? Porque isso fortaleceria a candidatura do Lula, o "Volta, Lula".

E a nova equipe econômica?

MS- É experiente,qualificada.Vai depender da Dilma respeitar a independência da equipe. Se não respeitar vai ser desastroso. Agora, é preciso ter humildade e a forma de reconhecer os erros a essa altura, é deixar a equipe trabalhar. Mas, ela não reconheceu na campanha, não reconheceu no discurso de posse, como é que vai reconhecer agora?

Se Dilma não deixar a equipe trabalhar, os ministros Joaquim Levy(Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) podem correr para o Lula, pedindo apoio?

MS- Você não está entendendo. O Lula tá fora, está totalmente fora.

Tudo isso criou uma cisão indelével no PT, entre lulistas e dilmistas?

MS- O Mercadante é inimigo, o Rui traiu o partido e o projeto do PT, e o partido se acovardou ao recusar o debate, sobre quem era melhor para o país, mesmo sabendo as limitações da Dilma. Já no primeiro dia vimos um ministério cujo critério foi a exclusão de todos que eram próximos do Lula. O Gilberto Carvalho é o mais óbvio.

Qual o efeito disso em 2018?

MS-  Mercadante mente quando diz que Lula será candidato. Ele é candidatíssimo e está operando nessa direção desde a campanha, quando houve um complô dele com Rui e João Santana(marqueteiro de Dilma) para barrar Lula.

Afinal, quais são os desmando da gestão do Juca ferreira na Cultura?

MS- Foi uma gestão muito ruim. Enviei para a CGU (Controladoria Geral da União) tudo sobre os desmandos da gestão dele.

O que aconteceu com a Petrobras?

MS- Por mim toda diretoria tinha que ser trocada. Respeito a Graça, até gosto dela, não questiono sua honradez mas, no momento o mais importante é salvar a Petrobras.

A senhora vai sair do PT?

MS- A decisão não está tomada ainda, mas passei um mês e meio, dois meses chorando, com uma tristeza profunda, uma decepção enorme, me sentindo uma idiota. Não tomei a decisão de sair, nem pra qual partido ir, mas tenho portas abertas e convites de praticamente todos, menos PSDB e DEM.

O que vai ocorrer com o PT?

MS- Ou o PT muda, ou acaba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário