28 de mai. de 2015

Recife: Chuvas inundam o Túnel de Abolição





Do Diário de PE

O Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, amanheceu inundado após as chuvas que atingem o Recife desde a madrugada desta quinta-feira. Motoristas, impedidos de seguir o trajeto, enviaram imagens do local para o Facebook do Diário de Pernambuco.



De acordo como gerente de Obras da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel, o alagamento foi consequência de um ato vandalismo. A caixa que controla as duas bombas de sucção teria sido desligada na noite de quarta-feira, fazendo com que a água deixasse de ser puxada e possibilitando a inundação. 
Um portão provisório para proteger o o sistema de acionamento das bombas e válvulas deve ser providenciado. As bombas foram religadas e o tráfego no local foi liberado para carros e motos.



A secretaria não pôde garantir que não houve risco de danos à estrutura. A presença de um lençol freático não previsto e que teria dificultado a conclusão da obra, seria a causa inicial do acúmulo de água.

Imagens das câmeras de segurança podem ajudar a identificar os responsáveis, que responderão criminalmente pelo ato. Denúncias podem ser feitas ao Disque-Denúncia pelos telefones (81) 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545, no Interior do Estado. Também é possível repassar informações ao site da central, que permite o envio de fotos e vídeos. O serviço funciona durante 24h, todos os dias da semana. O anonimato é garantido.


Obras - As obras do túnel, iniciadas em 2013, foram liberadas no dia 12 de abril deste ano. A inauguração foi adiada por seis vezes. Os trabalhos, orçados em R$ 16 milhões, fazem parte do Corredor Leste/Oeste e do pacote de mobilidade para a Copa do Mundo.

Dias após a inauguração, o túnel apresentou infiltrações nas paredes internas, que preocuparam especialistas. Uma comissão formada por três órgãos recomendou a injeção de resinas de poliuretano nos vazios das paredes internas, por onde a água escorre. Cerca de 800 litros de resina de poliuretano foram injetados para estancar a água, num trabalho de impermeabilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário