16 de mai. de 2015

Bancada pernambucana com perfil variado na Câmara dos Deputados




Se depender da bancada pernambucana de deputados federais, a presidente Dilma Rousseff (PT) enfrentará uma forte oposição. São dois líderes de partidos oposicionistas - Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) -, além de Fernando Bezerra Filho (PSB), cuja legenda se apresenta como independente, mas que tem votado contra o governo. Augusto Coutinho (SD) e Kaio Maniçoba (PHS) atuam na CPI da Petrobrás. Há, ainda, Tadeu Alencar (PSB), vice-presidente da Comissão da Reforma Política, e Anderson Ferreira (PR), que levanta a bandeira do polêmico Estatuto da Família. No Senado, a presidente respira mais tranquila, com os aliados Humberto Costa (PT), líder do governo, e Douglas Cintra (PTB), e Fernando Bezerra Coelho (PSB), que flerta com o PT.

Além da atuação nas votações, os parlamentares também têm procurado se destacar nas críticas ao governo federal, adotando uma postura mais agressiva. Bruno Araújo, por exemplo, levou uma panela para o plenário da Câmara após protestos contra o governo federal. Mendonça Filho também chamou atenção quando levou um boneco do personagem Pinóquio para um pronunciamento na Casa.

O PSB, que apresenta-se como independente, está mantendo um equilíbrio, segundo o cientista político. “Não vejo como uma perda de protagonismo. O PSB tem uma bancada expressiva e está se reacomodando diante de conjunturas. Pernambuco tem interesse em repasse de recursos para obras, como o Arco Metropolitano, e por isso adotou a postura mais sutil, dando seus recados ao Planalto”, explicou.  Fonte: JC Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário