13 de fev. de 2015

Bacalhau na Vara de Paratibe, sua origem





Em 1969, há quarenta e seis  anos, José Eustáquio de Andrade  teve a ideia de fazer um carnaval de sede  e tomou como empréstimo o prédio  do antigo cinema de Paratibe, que no momento não mais funcionava como tal e havia sido comprado pelo senhor Waldemar  da Farmácia ,que de pronto abraçou a causa e cedeu o local ao amigo. O baile fez tanto sucesso que se estendeu por quatro dias : Sábado, Domingo, Segunda e Terça-feira. Ao final do último baile, estava todo mundo de ressaca mas, ainda com muita energia , inclusive os músicos  oriundos da cidade de Condado.

Foi aí que José Eustáquio e Mané João, tiveram a ideia de fazer um bloco para desfilar na quarta-feira de cinzas e prolongar os festejos  de Momo . Ideia esta que foi abraçada por todos.Sendo assim,  recorreram ao  Luiz do Bilhar, dono de uma conhecida bodega , que cedeu o bacalhau para o estandarte.  Em seguida foram à  casa do Antonio Eustáquio, irmão do  José, em busca de uma vara de cerca. Depois ,  de casa em casa , conseguiram as verduras que o compõem.  Concluído, deu-se início ao Bloco Bacalhau na Vara de Paratibe, que está aí fazendo a alegria dos foliões durante todos esses anos.


Hoje, o presidente  é o  Eli Eustáquio,  mais conhecido como “Eli do Bacalhau”, por estar à frente do mesmo há cerca de 32 anos, com uma interrupção de nove, na presidência. O porta estandarte de todos os anos é o folclórico "Biu Furico" e os fundadores do bloco, José Eustáquio e Mané João, ambos com 91 anos de idade , fazem  a abertura do desfile todos anos.

Ariadne Morais









Nenhum comentário:

Postar um comentário