15 de jan. de 2015

Fábrica têxtil é interditada em Paulista/PE







Uma fábrica têxtil foi interditada nesta quinta-feira (15), em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, pela Secretaria de Meio Ambiente do município por estar lançando resíduos tóxicos, que deixam a água na cor roxa. Vizinhos ao estabelecimento, localizado na BR-101 Norte, relataram problemas de saúde condizentes com sintomas dos produtos químicos utilizados, segundo a prefeitura.



Apesar da cor roxa desta quinta, moradores relatam já ter visto a água vermelha e azul. A fábrica foi notificada em setembro de 2014 pela Secretaria de Meio Ambiente, quando foi dado o prazo para que a situação do sistema de lançamento de resíduos fosse resolvida e o esgoto, tratado; mas a situação permaneceu a mesma.  Com isso, o sistema de efluentes do empreendimento foi lacrado pelo órgão ambiental.

A água contaminada chega ao Rio Paratibe, um dos principais da região. “Ela, no seu processamento, utiliza substâncias químicas que são muito tóxicas, eles têm ácido de enxofre, hidróxido de sódio, alvejantes industriais. Isso tudo está sendo lançado através da drenagem ao Rio Paraitbe”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Leslie Tavares.

A prefeitura recolheu lodo e água do local de saída do esgoto industrial para testes, a fim de constatar a gravidade da contaminação. “A gente tem muitas reclamações dos moradores, que sentem queimação nas vias respiratórias, nos olhos, sintomas compatíveis com as substâncias utilizadas e a fiscalização já constatou que sai dessa fábrica”, relata o secretário.

O embargo à fábrica vai se manter até que seja feita a adequação do sistema de lançamento de resíduos do estabelecimento. Além da interdição, foi aplicada uma multa de R$ 50 mil, que pode ainda aumentar, chegando a R$ 200 mil, dependendo do resultado do exame dos resíduos coletados no local. O G1 entrou em contato com a Paulistex, mas não nenhum responsável foi encontrado para se manifestar.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário