2 de jan. de 2015

CID GOMES: NOVO ÍNDICE DE REAJUSTE DO PISO SALARIAL




Cid Gomes, o novo ministro da Educação do Brasil, disse que num prazo de dois anos, pretende implantar a revisão do currículo  do ensino médio no pais. A revisão curricular deve acontecer simultaneamente a outro debate previsto no  Plano Nacional de Educação (PNE). Embora reconheça que essa mudança levará tempo, Cid arriscou um prazo: " começando agora, imagino que podemos pensar em um prazo de dois anos para implantar", disse ele. A revisão curricular deve seguir as diretrizes do ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio).

Cid enfatizou que qualquer modificação curricular exigirá a participação direta dos estados e municípios, que são os responsáveis pela maioria das escolas e têm autonomia. No caso do ensino médio, e sempre ressalvando a necessidade do amplo debate, ele defendeu a diversificação curricular, isto é, que os alunos possam dar mais ênfase a um grupo ou outro de disciplinas durante o curso, conforme a vocação. O novo ministro não deu detalhes da proposta de revisão curricular. 

O ministro disse que pretende anunciar na semana que vem o índice de reajuste do novo piso salarial do magistério pra 2015. Ele prometeu valorizar os professores mas, sem maiores detalhes. Disse apenas que a remuneração é um dos caminhos para isso e acenou com a possibilidade de avaliar os profissionais da educação para fins de progressão na carreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário