30 de jan. de 2015

Procuradoria da Alepe deixa Uchoa rindo à toa





A procuradoria da Alepe divulgou, ontem, o parecer que trata da legitimidade de Guilherme Uchoa disputar a eleição para um 5º mandato, no próximo domingo. No documento, os procuradores da Assembleia alegam que a Emenda 33/2011, aprovada pelos deputados naquele ano, só passa a vigorar a partir da próxima legislatura, que se inicia no dia 1º de fevereiro. Sendo assim, o período que Guilherme Uchoa passou na presidência da Casa (oito anos)não estariam computados, o que lhe dá direito a disputar a nova eleição. A emenda citada diz que “será de dois anos o mandato dos membros da Mesa Diretora, vedada a recondução para o terceiro mandato consecutivo, mesmo  que de uma legislatura para a outra”. No entendimento da procuradoria, esse texto só tem validade a partir de agora. 




Deputados contrários à recondução de Uchoa, como Rodrigo Novaes (PSD), questionam o argumento, alegando que a emenda passou a vigorar no momento em que beneficiou a possibilidade de uma nova disputa do atual presidente, em 2012. 


Questionado sobre esse argumento, o deputado Eriberto Medeiros (PTC), que foi autor do requerimento e também vai disputar um novo mandato na mesa, justificou que não se pode impedir a candidatura de Uchoa, já que a emenda não deixa claro a proibição. “Não está escrito proibido e  não existindo isso na emenda,  não se pode ter uma interpretação para restringir a elegibilidade”, disse. O deputado ainda  questionou o argumento da alternância de poder. “A democracia não exige a alternância de poder. A democracia faz com que exista a possibilidade da alternância”, declarou. 


À época da emenda, nós eleitores, ficamos convictos de que Guilherme Uchoa só teria direito a ser candidato, à mais uma reeleição, ou seja, ao biênio 2012/2014.


Fonte: JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário