7 de jun. de 2015

Contaminação por esterco suspende captação de água de rio em Igarassu


A captação de águas do rio Pitanga, em Igarassu, foi interrompida depois que técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) constataram a contaminação do manancial. A poluição estava sendo causada por esterco de aves proveniente de uma granja. O curso d’água abastece os sistemas Botafogo e Alto do Céu, mas não é o único, o que possibilitou que os moradores da parte norte da Região Metropolitana do Recife (RMR) não tivessem o fornecimento suspenso.
Na manhã desta sexta-feira (5), o estabelecimento responsável pela contaminação, que fica nas proximidades da Estrada de Monjope, passou por uma vistoria feita por técnicos da Compesa, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma). Foi constatado que os resíduos deixados pelas aves ficavam a céu aberto, sendo facilmente levados pela chuva.
O gerente de produção da Compesa, Eures Oliveira, explica que, assim que a captação da água foi interrompida, foi necessário parar o processo de tratamento nas estações de Botafogo e Alto do Céu. “Continuamos captando em outros mananciais para não interromper o abastecimento, mas paramos de captar na estação elevatória de Monjope até descartar o volume contaminado. Esse processo levou entre três e quatro horas ontem [quinta-feira, 4]”, detalhou.
Além do dano causado ao meio ambiente, a granja também estava funcionando sem o licenciamento ambiental. O estabelecimento foi notificado a fazer a limpeza adequada do terreno e deve receber uma multa. Conforme a CPRH, o valor para a infração, considerada grave, deverá ser estipulado na próxima segunda-feira (8).
Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário