8 de abr. de 2015

Deputados e senadores do PTB adiam decisão de fusão com DEM




Em reunião realizada na noite desta terça-feira (7), a bancada do PTB no Congresso Nacional decidiu adiar a fusão com o DEM, segundo o líder do partido na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO).

 Integrante da base do governo, o PTB tem, atualmente, o comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, chefiado por Armando Monteiro. Já o DEM se consolidou como um dos principais partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff.
Também nesta terça, a executiva nacional do DEM decidiu, por 21 votos a 4, dar prosseguimento às conversas com o PTB sobre uma possível fusão.

Ao G1, Jovair Arantes disse que o PTB não é "contra a fusão" mas que a decisão deve ser tomada com "tranquilidade" e após um entendimento sobre os eventuais posicionamentos dos dois partidos no Congresso.

Ao ser questionado sobre o fato de o PTB integrar o governo Dilma e comandar um ministério, Jovair Arantes afirmou que "não é isso que preocupa". Ele explicou que a bancada do partido está preocupada com as linhas antagônicas adotadas pelos partidos e que a fusão, feita apressadamente, poderia ser comparada à "unir Getúlio Vargas e o seu algoz, Carlos Lacerda."

'Lição de coerência'

Assumidamente contrário à fusão, o senador e líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), divulgou nota à imprensa após o PTB  adiar a decisão sobre uma possível fusão. Para o líder oposicionista, o PTB "não quer ser confundido com a oposição após manter-se no governo do PT por 12 anos."

"Uma lição de coerência de onde menos se espera para dar uma chacoalhada no DEM oposicionista", ressaltou Caiado.

"Essa fusão não tem pé nem cabeça. Juntar PTB com Democratas seria como juntar Getúlio Vargas com Carlos Lacerda, o maior antagonismo da história política brasileira", criticou o senador. "[A fusão] representaria o enterro da própria representação da direita na política brasileira."




Fonte: G1 Brasília


Nenhum comentário:

Postar um comentário