Apesar de não terem conseguido votos para se eleger deputado federal, quatro suplentes da Frente Popular devem assumir um mandato no Congresso Nacional em 2015 com a saída de deputados nomeados pelo governador eleito Paulo Câmara (PSB) para integrar o secretariado do Governo de Pernambuco.
Assumem as vagas a serem deixadas pelos futuros secretários Augusto Coutinho (SD), Fernando Monteiro de Albuquerque (PP), Cadoca (PCdoB) e Raul Jungmann (PPS).
Augusto Coutinho (SD) teve 67.918 votos. Engenheiro Civil, deixou o Democratas em 2013 para presidir o Solidariedade em Pernambuco. Coutinho foi vereador do Recife, deputado estadual e se elegeu deputado federal pela primeira vez em 2010. No Congresso, Coutinho atou na fiscalização à Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República e apresentou um projeto que visa inibir fraudes nos contratos da Petrobras.
Fernando Monteiro (PP) atingiu 50.128 votos em sua primeira candidatura. Seu principal capital eleitoral é ser sobrinho do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-deputado José Múcio Monteiro. Fernando é empresários do ramo de Logística e Transportes.
Cadoca (PCdoB) amealhou 41.226 votos. O advogado está na Câmara Federal desde 1999 e já foi filiado ao PMDB e ao PSC antes de virar comunista e ingressar no PCdoB em 2013. Entre 1999 e 2002, foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte em Pernambuco. Em 2004, com o apoio de Jarbas Vasconcelos (PMDB), disputou a Prefeitura do Recife e perdeu para João Paulo (PT). Quatro anos depois, tentou novamente ser prefeito, sendo derrotado por João da Costa (PT).
Raul Jungmann (PPS) atual vereador do Recife,36.866 votos nesta eleição. Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e ex-presidente do Incra e do Ibama, Jungmann já foi deputado federal entre 2003 e 2011. Em 2010, disputou o Senado, foi derrotado. Além do PPS, já foi filiado ao PMDB. Jungmann tem curso superior incompleto em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco. É atual líder da Oposição à gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB) na Câmara Municipal.
O grupo vai entrar no lugar de André de Paula (PSD), que será o novo secretário estadual das Cidades; Felipe Carreras (PSB), que assumirá o Turismo; Danilo Cabral (PSB), que vai para o Planejamento; e de Sebastião Oliveira (PR), que voltará para a pasta de transportes. BlogdoJamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário