5 de jul. de 2015

Monitora Recife: após dois anos e meio de gestão Geraldo Julio, 17% dos compromissos estão em dia




Após dois anos e meio de administração, a plataforma online de acompanhamento dos compromissos da gestão municipal “Monitora Recife” concluiu que até o fim de junho, das 302 obras e ações anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) desde a sua campanha, em 2012, 9% foram concluídos e 8% estão em andamento, dentro do prazo previsto. Dezessete por cento, portanto, estão em dia, enquanto 83% não estão: 15% dos compromissos estão 
atrasados, 10% estão parados e 58% não foram iniciados.

Dividido em 24 temáticas, o site aponta que as áreas de Turismo e LGBT são as mais avançadas, com 35% e 75% de ações em dia, respectivamente, enquanto Educação (10%), Saúde (12%) e Habitação (não há nenhuma ação dentro do cronograma) são as mais críticas. Entre as principais promessas de campanha, aparecem como atrasados, por exemplo, a construção do Hospital da Mulher, a reforma do Geraldão e a ativação da Rádio Frei Caneca. Dos cinco Compaz anunciados, dois estão atrasados e os outros três ainda não foram iniciados.

Na área da saúde, das seis UPAs-E anunciadas, uma está atrasada e as outras cinco não foram iniciadas. Das 20 Upinhas 24h pactuadas com a população, foram entregues três. No âmbito da educação, das 42 creches-escolas prometidas, foram entregues quatro. Por outro lado, a Prefeitura entregou os tablets, instituiu o Passe Livre e deu início aos trâmites para a efetivação do ProUni municipal. No setor “Gestão”, o prefeito ainda não cumpriu o compromisso de divulgar rotineiramente os dados do monitoramento interno da gestão e descumpriu a proposta de “Manter e aperfeiçoar” o programa Orçamento Participativo, herdado das gestões anteriores e extinto desde 2013.

De acordo com a coordenadora da plataforma, a deputada estadual Priscila Krause (DEM), a participação dos internautas tem sido fundamental para o sucesso do monitoramento. Ela destaca esperar que partir de agora, iniciada a reta final da gestão, o quadro de realizações seja modificado. “Precisamos ver mais ações e menos discursos para que o programa de governo efetivamente saía do papel, um desejo de todos os cidadãos recifenses”, afirmou.

Baseado nos compromissos de campanha da Frente Popular do Recife em 2012, a plataforma online Monitora Recife acompanha as realizações da administração municipal por meio da imprensa, do Diário Oficial e do Portal da Transparência municipais. O programa de governo do então prefeiturável foi registrado em cartório às vésperas do último pleito municipal. A plataforma funciona por meio do site www.monitorarecife.com.br.

Blog de Priscila Krause

Nenhum comentário:

Postar um comentário