10 de mar. de 2015

Propina na Petrobras foi institucionalizada em 2004, diz Pedro Barusco





Da Revista Época

O Ex-diretor da Petrobrás, Pedro Barusco afirmou em depoimento que, a partir de 2004, o recebimento de propina na Petrobras “estava institucionalizado”.  Antes disso, durante o governo FHC, ele também recebia dinheiro. Mas “por conta própria”. Ele diz que o primeiro esquema de propinas na empresa começou, segundo informa o Estado de S. Paulo, em 1997, com o primeiro contrato de navio-plataforma com a holandesa SBM Offshore.

Barusco é um dos delatores da Operação Lava Jato. Como engenheiro, trabalhou na empresa ao lado de Renato Duque, ex-diretor de serviços indicado ao cargo pelo PT. Barusco afirma que ele e Duque dividiram propinas em “mais de 70 contratos” da Petrobras entre 2005 e 2010.

Barusco voltou a dizer que, ele estima, o PT recebeu entre US$150 mi e US$200 mi  de propina. Os valores pagos, geralmente, envolviam em torno de 2% do valor dos contratos. Desse montante, metade ia para o PT. A outra metade,ficava com a "casa", como eram identificados os funcionários da Petrobras. Barusco contou que recebia as propinas no exterior, em contas na Suíça. 

Segundo Barusco, a divisão dos valores não acontecia apenas entre partidos da base aliada, para favorecer o governo: "Apareceu gente de outros partidos", disse ele. "Eu não me envolvia nessa parte, para que era o dinheiro. O rótulo era PT".


Ariadne Morais


Nenhum comentário:

Postar um comentário