18 de mar. de 2015

Governo Dilma é reprovado por 62% da população, pior avaliação desde Collor



Do JC

Uma pesquisa da Datafolha divulgada na manhã desta quarta-feira (18) mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff atingiu o pior patamar desde o início do seu governo. Menos de três meses após assumir o segundo mandato, a taxa de reprovação do governo atingiu 62%, em relação às pessoas que consideram a gestão ruim ou péssima. A pesquisa foi feita com 2.842 eleitores entre os dias 16 e 17 de março, em 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A reprovação do governo Dilma é a maior desde setembro de 1992, na época do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. Às vésperas da renúncia, Collor viu seu governo ser reprovado por 68% da população. Ainda segundo o Datafolha, 24% das pessoas entrevistadas consideram o governo Dilma regular e 13% aprovam como ótima ou boa a gestão da petista. 


Esta é a primeira vez que mais da metade dos brasileiros desaprovam a administração de Dilma Rousseff. Em relação ao antecessor e aliado, Luiz Inácio Lula da Silva, o pior momento da gestão foi em dezembro de 2005, em meio ao processo de cassação do ex-ministro José Dirceu, durante as investigações do Mensalão. Na época, 28% consideravam o governo ótimo ou bom, contra 29% de ruim ou péssimo.


As taxas mais altas foram registradas nas regiões Centro-oeste (75%) e Sudeste (66%). A presidente foi melhor avaliada na região Norte do país, com 21% de aprovação. O destaque foi a redução na aprovação de Dilma na região Nordeste, onde a presidente obteve o maior apoio na reeleição. Apenas 16% dos nordestinos consideram a gestão petista boa ou ótima.


Ariadne Morais



Nenhum comentário:

Postar um comentário