21 de mar. de 2015

Pernambuco: Os partidos políticos e as redes sociais






No âmbito partidário, pelo menos em Pernambuco, os ambientes virtuais carecem de maior atenção. Dos partidos mais atuantes no Estado - PSB, PT, PSDB, DEM e PMDB -, os tucanos são os que melhor sabem fazer proveito da tecnologia. Há postagens diárias no Twitter e no Facebook destacando as ações dos parlamentares da sigla.

O PT vem em segundo lugar, com uma atualização mais eficiente no Facebook do que no Twitter. Até o fechamento desta edição, a última manifestação do partido no microblog havia sido feita no dia 11 de março. O PSB, que comanda o governo estadual e a prefeitura do Recife, fez sua última publicação no Twitter em junho.


O PMDB e o DEM dão ainda menos importância às redes sociais. Os peemedebistas pernambucanos quase não fazem uso desses espaços. A reportagem encontrou uma página no Facebook do PMDB da cidade de Itambé, cuja última atualização ocorreu em 2012. Os democratas também se manifestam no Facebook, por meio de uma página alimentada pela ala jovem do partido. No Twitter, porém, a última publicação é de fevereiro de 2010.

Para o professor de Comunicação e Política da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Juliano Domingues, os dirigentes dos partidos em Pernambuco erram ao não dar a devida atenção às redes sociais. “Do ponto de vista social e político, você só existe se você puder ser visto e ser encontrado. As redes sociais têm se mostrado um importante ambiente para se obter visibilidade. Elas reduzem o chamado custo de informação”, avalia.  Fonte: JC


Ariadne Morais






Nenhum comentário:

Postar um comentário