15 de abr. de 2015

PT afasta Vaccari alegando que tesoureiro se vê como "preso político"



Do Poder Online
O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, teve seu afastamento da direção partidária confirmado neste fim de tarde, em nota distribuída pelo partido. Logo antes de a saída ser anunciada, aliados empenharam-se em difundir a informação de que ele já teria preparado antecipadamente a saída, por considerar que enfrentava o risco de virar “preso político”.
O comando petista afirma que Vaccari teria comunicado há algum tempo ao presidente nacional do PT, Rui Falcão, que concordava com a saída no caso de a crise se agravar.
Há versões diferentes circulando no partido, mas uma delas é que Vaccari havia entregue uma carta a Falcão preparando o terreno para este momento. Alguns petistas enxergaram na informação um empenho do partido em dar uma “saída honrosa” ao tesoureiro.
Veja a nota do PT:

NOTA OFICIAL DA PRESIDÊNCIA DO PT

O Partido dos Trabalhadores manifesta-se a respeito da desnecessária detenção, na data de hoje (15 de abril), do Secretário de Finanças e Planejamento, João Vaccari Neto, nos seguintes termos:
1 – A detenção de João Vaccari Neto é injustificada visto que, desde o início das investigações, ele sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento que lhe fosse solicitado. Convocado, prestou depoimento na Delegacia da Polícia Federal de São Paulo, em 5 de fevereiro desse ano. Além disso, na CPI da Petrobras, respondeu a todas as questões formuladas pelos parlamentares.
2 – Reafirmamos nossa confiança na inocência de João Vaccari Neto, não só pela sua conduta à frente da Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento, mas também porque, sob a égide do Estado Democrático de Direito, prevalece o princípio fundamental de que todos são inocentes até prova em contrário.
3 – Os advogados que cuidam da defesa de João Vaccari Neto estão apresentando um pedido de habeas corpus para que sua liberdade ocorra no prazo mais curto possível.
4 – Informamos ainda que, por questões de ordem práticas e legais, João Vaccari Neto solicitou seu afastamento da Secretaria de Finanças e Planejamento do PT.
5 – O Partido dos Trabalhadores expressa sua solidariedade a João Vaccari Neto e sua família, confiando que a verdade prevalecerá no final.

Rui Falcão
Presidente Nacional do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário