18 de dez. de 2015

Baixaria no Shopping Rio Mar





Baixaria no Rio Mar. Dono da Folha PE agride jornalista. Sindicato e colegas silenciam.


Por Ricardo Antunes
Imagine o empresário João Carlos Paes Mendonça dando um murro em um ex-funcionário do Sistema Jornal do Commercio?  Pense no atual dono do Diário de Pernambuco, Alexandre Rands, partindo pra cima de um desafeto que trabalhou no seu jornal? em qualquer lugar do Brasil isso seria motivo para espanto e manifestações por parte dos chamados “coleguinhas”. Aqui, na província, que insiste em não se modernizar nas relações de qualquer ordem, o absurdo se faz e ninguém diz nada. O ex-diretor de redação da Folha de Pernambuco, Henrique Barbosa levou um bofetão do empresário e dono do jornal, Eduardo Monteiro, na noite de terça feira, pouco antes das 21 hs no Shopping Rio Mar. E pelas costas.
Ex-secretario de Imprensa da PCR e adjunto do Governo do Estado, Henrique Barbosa fundou o jornal do qual chegou a ser Editor Geral e trabalhou durante 15 anos. Tem um litígio judicial com o empresário que é  irmão do Ministro  Armando Monteiro Neto que já dura três anos. Há  24 horas ele  procura, em vão, o Secretario de Imprensa do Governador Paulo Câmara, Ennio Benning e o “combativo” e preguiçoso Sindicato dos Jornalistas (Sinjope), controlado pelo ex-Secretario de Eduardo Campos, Evaldo Costa. Deseja apresentar sua denuncia dos fatos e pedir garantias de vida, além de um posicionamento do Sindicato sobre a agressão “covarde e pelas costas”, segundo ele. Tudo que Henrique Barbosa ganhou até agora foi um post no face do conceituado jornalista Gilvandro Filho,  que foi curtido por apenas 12 pessoas além de  comentários com a solidariedade de cinco colegas. Vou repetir: cinco colegas. Decididamente o jornalismo em Pernambuco é uma espécie em extinção.
A seguir, na íntegra,  o relato do jornalista. O Blog, como manda o bom jornalismo, entrou em contato logo cedo com o advogado do empresário, Bruno Lacerda, que ficou de retornar com a versão do proprietário da Folha de Pernambuco. Estamos no aguardo. Por telefone e abalado, Henrique desabafou: “Eu estava de frente para o estacionamento externo com o celular na mão. Ele veio do lado direito pela calçada, por trás e  me deu um tapa no pé da orelha como diz o matuto. Me desequilibrei um pouco e parti para cima dele. Não consegui. Fui detido por um segurança da empresa Prosseguir. Descontrolado e, não sei se bêbado, ele começou a me xingar e a me ameaçar com novas agressões futuras. Correu para o seu  carro , já ligado, sempre olhando pra trás. Até agora nenhuma ligação de retorno do Palácio, Sindicato dos Jornalistas, deputados federais e estaduais e vereadores. Nem o Ministro  que é irmão do covarde se pronunciou. Fiz um Boletim de Ocorrência na Delegacia mas temo por minha vida”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário