7 de abr. de 2016

Daniel Coelho entra com ação junto à PGR contra o PMB



O deputado federal Daniel Coelho (PSDB), juntamente com o tambem deputado Rocha (PSDB-AC), vão entrar nesta quinta-feita com uma ação junto à Procuradoria Geral da República (PGR) contra o Partido da Mulher Brasileira (PMB). Há indícios de irregularidades na criação do partido, que chegou a ter 22 parlamentares na sua fundação, em novembro passado, e, atualmente, conta com apenas 1.

“Queremos que o procurador Rodrigo Janot tome providências em relação ao PMB. Graças à brecha permitida para troca de legenda quando partidos são fundados, 22 parlamentares foram para o PMB. Só que quase todos saíram logo em seguida, de forma que hoje só existe um deputado. Ou seja: é um partido de 1 deputado, mas que tem tempo de televisão e fundo partidário de uma sigla com 22”, afirmou Daniel Coelho. “É uma situação que não podemos deixar passar de forma alguma. Estamos lidando com recursos públicos, que estão sendo repassados para um partidos recém-fundado, sem base popular e que não teve voto”, complementou.

Em dezembro, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) chegou a fazer uma denúncia de que o Partido da Mulher Brasileira estava oferecendo uma parte do fundo a que teria direito para parlamentares que migrassem para a legenda. “Tenho recebido inúmeras denúncias de deputados federais, inclusive do meu próprio partido, de que esse partido que foi autorizado a funcionar agora, o Partido da Mulher Brasileira, para atrair os parlamentares para si, está oferecendo metade do fundo que ele, Parlamentar, levar para esse partido. Eu estou fazendo essa denúncia grave aqui porque ela não me apareceu nem uma nem duas vezes; ela me apareceu várias vezes e em vários dias seguidos”, afirmou, em discurso realizado em 2 de dezembro do ano passado.

Uma curiosidade a respeito do PMB: dos 22 deputados que se filiaram ao partido, no ato de sua fundação, apenas dois eram mulheres – as deputadas Brunny e Dâmina Pereira, ambas de Minas Gerais. Hoje, o único parlamentar da legenda é homem, o ex-petista Welliton Prado (MG).

Do Blog do Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário