1 de dez. de 2016

PF DEFLAGRA NOVA FASE DA ZELOTES E PERNAMBUCO RECEBE "VISITA"


Blog da Noélia Brito

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 1, a 8ª fase da Operação Zelotes, que investiga um esquema de manipulação do trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF.

Nota da PF informa que cerca de cem policiais federais estão cumprindo 34 mandados judiciais, sendo 21 mandados de busca e apreensão e 13 de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco na manhã desta quinta-feita, 1, como resultado da deflagração da 8ª fase da Operação Zelotes, que aponta a existência de um conluio entre um conselheiro do CARF e uma instituição financeira para fraudar processos e julgamentos do Conselho Administrativos de Recursos Fiscais, o CARF, com o auxílio de escritórios de advocacia e empresas de consultoria. O conluio teria ocorrido entre 2006 e 2015.

Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro.

A Operação Zelotes foi deflagrada no dia 26 de março de 2015 com o objetivo de desarticular organizações criminosas que atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, causando grande prejuízo aos cofres públicos.

Os crimes investigados na operação são: Advocacia Administrativa Fazendária, Tráfico de Influência, Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Associação Criminosa, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro.

Em São Paulo são cumpridas 19 buscas e 11 conduções coercitivas. No Rio de Janeiro, 1 busca e 1 condução coercitiva. Em Pernambuco, 1 busca e 1 condução coercitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário