15 de fev. de 2016

Os animais que detectam câncer e avisam pacientes antes de ataques

                              Pombos podem ser treinados para detectar doenças como câncer de mama por meio de imagens
Um rato ou um pombo podem não ser a opção mais óbvia para indicar alguém doente, mas tais criaturas possuem certas habilidades superiores que podem ajudar a diagnosticar e tratar doenças humanas. Pombos costumam ser vistos como sujos e incômodos, mas são os mais recentes numa lista longa de animais com habilidades que podem ser úteis à saúde do homem.
Embora tenham um cérebro menor do que a ponta do seu dedo indicador, pombos possuem uma memória visual impressionante. Provou-se recentemente que esses pássaros podem ser treinados para serem tão precisos como humanos na detecção de câncer de mama por meio de imagens.
Conheça mais três amigos peludos ou emplumados que podem ter um impacto importante na medicina.
De ratos de laboratório a ratos especialistas
Ratos são frequentemente associados à difusão de doenças, mas o roedor de cauda longa é um farejador sensível que pode salvar vidas. O nariz de um rato possui até 1.000 tipos diferentes de receptores olfativos, enquanto o de humanos, apenas de 100 a 200. Isso dá a eles habilidade de farejar aromas sutis.
Na África, os roedores estão sendo usados para detectar casos de tuberculose. As habilidades de ratos gigantes africanos são estudadas na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (Moçambique). Treinados, eles estão conseguindo detectar em amostras humanas de muco um cheiro específico produzido por bactérias da tuberculose.
Quando ratos identificam o cheiro, eles param e esfregam as pernas para indicar que uma amostra está infectada. Tradicionalmente, técnicos de laboratório preparam lâminas e examinam cada amostra no microscópio. Analisar cem amostras levaria dois dias – tarefa que um rato cumpre em 20 minutos.
Fonte:Último Segundo/Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário