9 de jan. de 2017

AS PROMESSAS NÃO FORAM CUMPRIDAS E O REAJUSTE JÁ ESTÁ A CAMINHO



Renovação de frota, ar condicionado em todos os coletivos, conclusão dos corredores exclusivos de transporte, integração temporal (possibilitando a realização de várias viagens durante um período de tempo pagando uma só passagem). Essas e muitas outras promessas foram feitas pelas gestões do PSB, que comandam o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife. Promessas que não foram cumpridas e que traduzem o desrespeito destes governantes com a população, em especial a mais carente. Hoje pela manhã, o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), irá se reunir para discutir o reajuste das passagens dos ônibus que compõem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. 

O que deveria funcionar como um conselho para debater e buscar melhorias para o STPP só se reúne uma vez por ano, exclusivamente para tratar do aumento das tarifas. Tarifas que aliás, o Governo do PSB, reajustou com índices acima da inflação acumulada e do salário mínimo, nos dois últimos anos (11,6% em 2015 e 16,7% em 2016). A caixa-preta que são as planilhas de custo do STPP continuam guardadas a sete chaves, restritas aos empresários e um grupo seleto de gestores do Executivo. 

A população não pode continuar arcando com isso! Os empresários pressionam por um reajuste completamente absurdo de 33,9%! Todos sabemos que não será este o índice aprovado. Mas se depender do Governo, aumento virá sim e será – com nos últimos anos – acima da inflação dos últimos 12 meses. Enquanto isso, as promessas para melhorar e modernizar o STPP continuam jogadas ao vento, como se ninguém fosse responsável por elas!


Marília Arraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário