2 de nov. de 2016

SAIBA PORQUE A NIMESULIDA FOI SUSPENSA E PROIBIDA EM DIVERSOS PAÍSES

A Nimesulida é um remédio largamente utilizado para aliviar diversas dores, como dor de garganta, cólicas menstruais, dores na coluna, dor de ouvido, dor de dente, entre outras. Ela geralmente vem na forma de comprimidos, mas há ainda uma versão em gel, que pode ser consumida para diminuir a dor em tendões, ligamentos, articulações e músculos, principalmente em casos de traumas.
No Brasil, esse medicamento é amplamente produzido e vendido, além de obviamente prescrito por um grande contingente de médicos, seja da rede pública ou privada de saúde. No entanto, à despeito do que acontece no Brasil, múltiplos países no mundo já proibiram a produção e comercialização dele.
O fator que tem provocado a suspensão e proibição da Nimesulida em diversos lugares do mundo é os problemas hepáticos que ela ocasiona nos pacientes. Há alguns anos foram relatados 6 casos de pacientes que tiveram insuficiência hepática severa e por conta disso foram obrigados a fazer um transplante de fígado.
Alguns estudos apontam que esse quadro foi vertiginosamente agravado por conta do consumo da Nimesulida. Se o paciente já possuir algum problema hepático, ele é agrado; se ele não possuir, pode acabar desenvolvendo a qualquer momento o problema por conta da medicação, se houver um uso frequente e prolongado do mesmo.
Esses efeitos adversos graves no fígado dos pacientes têm preocupado demais os órgãos de saúde. Por conta disso, eles recomendaram que se evite o consumo desse medicamento, principalmente se ele for usado de forma crônica e ininterrupta. Diversos países da Europa já proibiram por completo a circulação dessa medicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário